Carregando

0

branding consultoria-criativa

Presença Online em 2025

O caminho que a internet tomou, offline sendo o novo luxo e pessoas ressignificando o sentido de estar nas redes sociais. E então, como estar?





Já sabemos que a internet fez com que, não importa nossa profissão ou formação, é inevitável estar online de alguma forma, seja um médico ou um publicitário.



Mas eu vejo que o que começou como espaço pra mostrar nosso trabalho, abrir oportunidades e formar novas conexões acabou indo para caminho não-muito-saudável.



Muito virou obrigação, cheio de “tem que isso” e “tem que aquilo”. Com comunicações rasas, cheias de fórmulas, frases prontas e gatilhos vendidos pra serem replicados. As pessoas que nos acompanham viraram “audiência” e a capacidade profissional passou a ser medida por dígitos de faturamento expostos — que em muitos casos, esses números foram alcançados vendendo algo que promete te ensinar a alcançá-los também.

Entre tudo isso, muita gente deixou de lado seu jeito de ser pra entrar em caixas e caber padrões, em personagens montados com cara e postura de quem "vende mais". Também tem quem desistiu e tem quem tá travado.



Agora, depois da exaustão oficial, estamos vendo um movimento onde o offline é considerado o novo luxo e as pessoas estão buscando formas de aproveitar melhor o tempo de tela.



Eu ainda acredito em uma forma legal de estar presente, acredito que podemos “construir” a internet da qual queremos fazer parte. Onde produzimos o que gostaríamos de consumir e acompanhamos quem tá alinhado com o que acreditamos.



Quase como construir a nossa própria bolha online, com conteúdos que nos inspiram e nos impulsionam e não os que geram sensação de insuficiência.




Por aqui, oriento meus clientes seguindo 3 pontos principais:




  1. Nosso objetivo com a internet [É apenas compartilhar um pouco do nosso trabalho? É crescer em números? É influenciar?]

  2. Nosso jeito [Nosso tipo humor, bordões, valores, bandeiras...]

  3. Nossas facilidades [Falar? Escrever? Produzir vídeos? Fotos? O que é mais natural?]



Tudo começa na clareza e assim como o Branding, manter a presença constante de forma leve é muito sobre autoconhecimento. Ter clareza do que gostamos de produzir ou consumir, dos recursos e do tempo que temos disponível pra isso. É importante revisar nossos valores de tempos em tempos pra ninguém se perder no caminho. Nada precisa ser escrito em pedra. Nossa comunicação precisa acompanhar nossos momentos de vida. Nossa presença online precisa caber na nossa vida, e não ao contrário.

Estar online e construir reputação exige sim um pouco de tempo e dedicação, mas ninguém deveria sentir que precisa fazer o que não gosta pra ter uma presença online. Existem muitos jeitos de estar presente, algum deles vai estar alinhado com o nosso. Quando a gente gosta e faz o que acredita, dá gosto de fazer!



 



Qual seria a nossa melhor e mais autêntica forma de nos expressarmos?


 


Deixe seu e-mail para receber pontualmente conteúdos criativos e autorais, aprendizados, insights e uma curadoria das doisas mais diferentes (e relevantes) que vejo pelo mundo.

Nome
E-Mail

Carol Schenato

Designer, estrategista de marca & consultora criativa

Outros Artigos